Qual é o Dia do Caminhoneiro oficial?

20/10/21

Muitas pessoas têm a dúvida sobre qual é a data correta para celebrar o Dia dos Caminhoneiros. Existem três datas para comemorar o Dia do Caminhoneiro e cada uma delas é válida.

Se você procura qual é a data oficial, continue lendo e descubra o porquê de serem três dias ao longo do ano.

O Dia do Caminhoneiro em São Paulo

No dia 30 de junho, no estado de São Paulo, é onde o dia do caminhoneiro é comemorado devido a uma lei assinada em 1986, pelo então governador estadual Franco Montoro.

O Dia do Caminhoneiro em São Paulo se tornou uma comemoração regional em que somente os motoristas paulistas festejam.

Dia de São Cristóvão - Padroeiro dos Caminhoneiros

Quase um mês depois, no dia 25 de julho, é comemorado o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas ou Dia dos Caminhoneiros. É uma data muito especial para os caminhoneiros, sendo considerada a mais antiga, mais lembrada e também a mais comemorada, celebrada desde o século XV pelos fiéis.

São Cristóvão também é considerado padroeiro do transporte, ou seja, motoristas de ônibus e taxistas também costumam ser devotos a ele.

Dia Nacional do Caminhoneiro

Em 2009, o governo entendeu que havia a necessidade de ter uma data nacional para homenagear os caminhoneiros e o dia 16 de setembro foi definido como o Dia Nacional do Caminhoneiro, tornando a data uma comemoração brasileira, mas não tão celebrada quanto o dia de São Cristóvão.

A questão é que não importa a data, o Dia dos Caminhoneiros é todo dia. São eles que carregam o país pelas estradas e merecem o reconhecimento disso diariamente.

O melhor aplicativo para caminhoneiros do Agronegócio

Se você é caminhoneiro - graneleiro ou caçambeiro - precisa conhecer o Tmov! Nós focamos no motorista e por isso agradecemos e celebramos a sua profissão todos os dias.

O TMOV é um aplicativo de fretes do agronegócio que facilita a jornada do caminhoneiro na busca de cargas. É fácil de usar e conta com mais de 100 mil usuários espalhados pelo Brasil.

Além do suporte online, o caminhoneiro encontra 170 filiais distribuídas em 14 estados brasileiros, ou seja, estamos sempre por perto fisicamente e digitalmente.

Quer saber mais? Clique aqui e baixe o aplicativo na Google Play Store!